Simulações de negociação são um método de aperfeiçoamento profissional, que permite o entrelaçamento entre teoria e prática a partir da recriação de situações hipoteticamente reais. Diversas áreas do conhecimento utilizam do método das simulações, como por exemplo, os bombeiros que realizam treinamentos de resgate ou futuros advogados que praticam júris simulados. Na esfera das negociações, essa é uma prática muito comum e tem como objetivo o aperfeiçoamento da capacidade de debate, retórica, argumentação e persuasão daqueles que atuam ou pretendem atuar no campo negocial. 

Inserido no rol das simulações de negociações, está o Modelo das Nações Unidas (MUN), que são reproduções de reuniões e fóruns de organizações internacionais parte do sistema da Organização das Nações Unidas. Essa metodologia permite que o público aprimore a sua retórica e argumentação, além de se aprofundar sobre temáticas de diversas áreas do conhecimento, já que o(a) participante se posiciona como um diplomata ou Chefe de Estado e é exposto a um ambiente de debate similar ao verdadeiro. 

Essa metodologia cria e aprimora no estudante sua habilidade de discutir e negociar, pois, dentro de seus comitês – como são chamadas as reuniões dos órgãos e organismos simulados – eles são confrontados por diversos pontos de vistas e devem agir defendendo interesses do país que supostamente representam, que podem, até mesmo, superar suas opiniões pessoais. Cabe destacar que para fazer parte e desenvolver uma discussão em uma simulação nesses moldes, o(a) participante realiza diversos estudos prévios sobre o tópico especifico a ser tratado, bem como sobre o posicionamento do país ou organização/instituição que representa. Com isso, além de proporcionar um ambiente de treinamento e aprimoramento da retórica e argumentação, a simulação de organismos internacionais fomenta a pesquisa e a expansão do conhecimento.

O TEMAS – Simulações Temáticas se configura como uma instituição acadêmica mantida pela iniciativa de graduandos de inúmeras Instituições de Ensino Superior, não somente de Belo Horizonte. Completando mais de uma década da realização de sua primeira conferência, o TEMAS é, hoje, reconhecido como o Modelo das Nações Unidas para Ensino Superior de referência do Estado de Minas Gerais por sua excelência acadêmica. O projeto utiliza da metodologia de simulação negocial, inspirado nos Modelos das Nações Unidas (MUNs), para realizar eventos e ações acadêmicos voltadas para a pesquisa e o ensino de temáticas políticas, sociais e jurídicas.

A área temática é a principal característica do TEMAS e o que lhe dá nome. O TEMAS tem a proposta de eleger a cada edição uma temática central, alternando entre regiões e conceitos pertinentes da geopolítica, na qual todos os comitês e os seus debates se baseiam. Durante os seus 16 anos de história, o TEMAS contou com participantes oriundos de diferentes regiões do país e trabalhou com os mais diversos comitês dentro das suas áreas temáticas, ganhando lugar de destaque no cenário nacional dos Modelos de Simulações.

Anualmente, no início de cada gestão, o Secretariado do TEMAS abre o edital para seleção de diretores acadêmicos e assessores administrativos e acadêmicos. As atividades duram cerca de 12 meses e qualquer estudante do ensino superior pode se inscrever, independente da Instituição de Ensino Superior, do curso e do Estado de residência. O edital é divulgado tanto no nosso site, quanto nas nossas redes sociais, então para saber mais informações siga o TEMAS e acompanhe nossas postagens.

É possível participar da equipe temática também como voluntário, que são vagas voltadas à estudantes secundaristas que queiram conhecer sobre o processo de construção logística e acadêmica do TEMAS. Para se tornar voluntário é necessário ser matriculado regularmente no ensino médio e residir em Belo Horizonte ou região metropolitana. O edital de seleção de voluntários é disponibilizado próximo à data do evento do TEMAS e as atividades duram cerca de um a dois meses.

Todos os eventos do TEMAS – Simulações Temáticas fornecem certificado das horas de atividade complementar aos participantes, conforme a duração de cada evento.

Os eventos sociais são festividades que ocorrem paralelamente aos eventos acadêmicos do TEMAS - Simulações Temática, com o objetivo de incentivar o networking entre os participantes e apresentar pontos e atividades culturais tradicionais de Belo Horizonte. Entre os eventos sociais do TEMAS estão o Walking Tour, no qual os(as) participantes conhecem pontos turísticos da cidades, e o TEMAS' Got Talent!, o tradicional show de talentos do TEMAS.

Os Comitês de Imprensa e Comunicação do TEMAS - Simulações Temática utilizam o sistema de mídias simuladas para se aproximar mais da realidade jornalística. Em uma mídia simulada, cada jornalista assume o papel de escrever de acordo com a linha editorial de uma representação jornalística específica, de forma a trazer veracidade para o evento e com o objetivo de que o máximo de posicionamentos sejam contemplados. Assim, os(as) participantes do Comitê de Imprensa e Comunicação possuem não só o importante papel de  ser porta-voz dos acontecimentos dos comitês, mas de pautar os debates conforme a linha editorial de seu respectivo veículo.

O uso de vestimenta formal não é exigido e o(a) participante é livre para utilizar trajes que lhe sejam confortáveis, independente de estereótipos ou padrões sociais impostos, mas deve-se ter em mente o respeito ao decoro necessário para o evento. Assim, é apenas sugerido o uso de vestimenta formal tipicamente utilizada em ambientes diplomáticos e governamentais.

O UN4MUN é um sistema de regras originado por iniciativa da Organização das Nações Unidas para aproximar mais as simulações da realidade das conferências e organizações do sistema ONU. Esse modelo de regras traz várias inovações no sentido de simular mais fielmente os procedimentos da ONU, inovações as quais refletem tanto na nomenclatura de vários itens da simulação, quanto na forma como o debate é conduzido e as resoluções são aprovadas. Esse sistema foi traduzido e adaptado como o Modelo Brasileiro de Regras de Procedimento, uma abordagem brasileira do UN4MUN aprovada no IV Encontro Nacional de Organizadores de Modelos das Nações Unidas (ENOMUN), em Brasília.

O TEMAS - Simulações Temáticas tem como missão acolher todas as pessoas, fornecendo um lugar seguro para que todos  possam se expressar livremente, respeitando os direitos dos próximos. O caráter diplomático, político ou jurídico do comitê influencia o que se espera do comportamento do(a) delegado(a), pois tais variações permitidas em termos de conduta são  importantes para que se mantenha o caráter imersivo da simulação, sem, no entanto, haver  permissão para a falta de respeito, opressão e preconceito de qualquer espécie durante os eventos. Assim, nos casos de violações à esses preceitos, serão aplicadas as sanções cabíveis, que variam de acordo com a prática reiterada ou a gravidade da situação, indo de um aviso informal até a expulsão do(a) participante, sendo que sanções mais gravosas do que advertência serão decididas pelo Secretariado competente.

Caso ainda tenha dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com o Secretariado do TEMAS pelo e-mail temas@temasmg.com ou mande uma mensagem em qualquer uma das redes sociais oficiais do TEMAS - Simulações Temáticas.