06/09/2018

Teaser TEMAS 15 – Estados Unidos

 

A edição de número 15 do TEMAS se propôs a colocar os Estados Unidos como ponto central da criação de debates pois entende que o país é figura central nas áreas econômica, política e social em âmbito internacional. Por essa razão, existem diversos tópicos academicamente instigantes a serem debatidos durante o TEMAS sob esse prisma temático, posto a série de complexidades no âmbito interno e externo que apenas os Estados Unidos oferecem.

Objetiva-se através da construção acadêmica do TEMAS 15 – Estados Unidos propor uma reflexão crítica tanto aos diretores quanto aos delegados sobre o papel dos Estados Unido em um mundo cada vez mais interligado e com cada vez mais polos de poder, ao mesmo tempo em que busca compreender as mudanças sofridas pelo país, não imune a acontecimentos e tendências globais. Compreendendo também o país como um ator central de conflitos importantes da contemporaneidade, bem como sua centralidade no ambiente econômico internacional.

O mesmo país que criou o judicial review e constitucionalizou direitos fundamentais como o da liberdade de expressão e o direito à privacidade, também é o país que financiou e ajudou a derrubada de governos democraticamente eleitos ao redor do globo. Tal constatação revela não ser possível apresentar uma única visão sobre os Estados Unidos: o objetivo do TEMAS 15 deve ser apresentar de forma crítica certos aspectos do país, no âmbito bélico, diplomático, político, econômico e jurídico para que o delegado possa construir sua própria visão e tenha autonomia de conhecimento para fazer sua própria avaliação sobre o país.

 

Em breve mais informações sobre o TEMAS 15 – Estados Unidos.