Application

Home / Application

ATENÇÃO:
application é válido como critério de desempate apenas na primeira rodada de inscrições.
Na segunda rodada, o TEMAS 14 – Diversidade designa as representações solicitadas por ordem de chegada.

application é o critério utilizado pela equipe do TEMAS para determinar qual participante receberá uma de suas preferências de representação em caso de duas ou mais pessoas que tenham solicitado a mesma representação em um comitê. Ele consiste em um documento de, no máximo, 1 (uma) lauda, em que cada delegada ou delegado responde a uma pergunta formulada por sua diretoria. A partir de sua resposta, as diretoras e diretores do comitê podem ter uma noção melhor sobre seu perfil enquanto delegada/o e sua bagagem de pesquisa.

A depender do comitê, a pergunta deve ser respondida levando em consideração a representação que a pessoa deseja receber em seu comitê de preferência. Se a pergunta não indicar essa necessidade, delegadas e delegados devem considerar que podem respondê-la livremente. O TEMAS não exige uma formatação específica, porém algumas diretoras e diretores avaliam a boa formatação de cada application assim como seu conteúdo para determinar o desempate. Em questão de referenciação, todos os dados e ideias alheias devem vir acompanhados da fonte, pois casos de plágio serão desclassificatórios.

Em questão de prazos, não se preocupe! Você não precisa escrever o application no ato da inscrição, pode tomar o tempo que precisar. Quando você tiver seu application pronto, envie-o em formato PDF para o e-mail secretariadotemas14@gmail.com com o assunto “Application [Seu nome – Comitê de preferência]”. Você pode mandar seu application até o dia 12 de maio, quando a primeira rodada de inscrições termina. Depois disso, os applications não serão mais considerados.

Ainda que o application seja opcional, delegadas e delegados que optarem por não enviá-lo devem estar cientes de que suas preferências serão designadas a outra pessoa caso ela envie um application para as mesmas preferências. Ressaltamos que o application é o primeiro critério utilizado durante a designação de representações, logo, se você escrever um bom application, suas chances de receber a representação que você apontar como primeira opção são maiores!

A seguir, você pode conferir a pergunta para o application de cada comitê:

Imprensa
COMITÊ DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO
  • Cite uma matéria jornalística que marcou você. Explicite os elementos textuais e táticas utilizados na redação dela para provocar esse efeito em quem a leu.
CIDH
CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS
  • Qual sua visão a respeito da força vinculante do Direito Internacional em geral, no que tange acordos e decisões judiciais? E no contexto específico da Corte Interamericana de Direitos Humanos?
COI
COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL
  • Para você, qual a função social do esporte e como isso se relaciona à temática Diversidade?
UA
ASSEMBLEIA DA UNIÃO AFRICANA
  • O continente africano é culturalmente e socioeconomicamente diversificado. Como você, representante de um Estado Membro da União Africana, irá promover a harmonia entre as nações, sem deixar de lado os interesses políticos de sua representação?
UNSC
UNITED NATIONS SECURITY COUNCIL
  • Write a formal speech (in English), as a representative of your first option in the United Nations Security Council, regarding ethnic and religious conflicts that threaten international peace and security nowadays, and how they relate with nuclear armaments. Describe how the international community, and especially the UNSC, should answer these situations. Foreign policy and knowledge of security topics will be considered as criteria of designation.