28/10/2019

Sobre a Edição

Por que Justiça?

Em um tempo de grandes conflitos morais e políticos, a busca por justiça se tornou um lema invisível que paira por todos os argumentos, discussões e guerras. Mas, afinal, o que é justiça? A quem e a quais propósitos ela serve?

Buscando respostas para essas indagações, propomos tema Justiça para a décima sexta edição do TEMAS. Assim, com a pretensão de tratar o tema a partir de uma interpretação crítica, a edição expõe como esse conceito é tratado nos diversos âmbitos resolução de conflito e as diversas formas e visões sobre esse, explorando o conceito em duas abordagens principais: a justiça como ideal e a justiça como realidade.

É possível observar que o conceito de justiça como ideal é construído a partir de uma visão romano-germânica, na qual somente é justo aquilo que alcança a prudentia, o equilíbrio e harmonia entre todas as coisas. Entretanto, uma nova visão da justiça foi construída na contemporaneidade, que se baseia na ação e na realidade, tendo em conta as imperfeições e as diferenças inerentes a sociedade. Esse viés da justiça real busca identificar o justo como algo não positivado pelo Direito, já que, por muitas vezes, a Lei não é o melhor exemplo de justiça para a sociedade. Assim, a temática foi pensada como um catalisador de discussões sobre diversos âmbitos das relações internacionais, do direito e da comunicação, de forma a criar a reflexão sobre a temática

Confira o nosso teaser